A JLMP Engenharia é uma empresa fictícia criada pelos alunos de Engenharia Mecânica do Centro Universitário SENAI CIMATEC, para a participação do Projeto Integrador II (PI).
Os componentes curriculares de referência e seus respectivos docentes são:
A equipe será orientada pelo docente Maurício Camargo de Oliveira, e tem como coordenador de curso Guilherme Souza.
Essa atividade curricular tem como objetivos:
Os componentes curriculares de referência e seus respectivos docentes são:
- Elementos de Máquinas I - Maurício Camargo de Oliveira;
- Processos de Fundição - Marcelo de Carvalho;
- Inglês Técnico A - Kelly Barros Santos.
A equipe será orientada pelo docente Maurício Camargo de Oliveira, e tem como coordenador de curso Guilherme Souza.
Essa atividade curricular tem como objetivos:
- Estimular aos alunos a desenvolver as competências que estão sendo adquiridas no período letivo;
- Orientar os discentes quanto a inter-relação das competências que estão sendo adquiridas no percurso formativo, sua utilização e importância para a aquisição de novas competências;
- Promover a desconstrução pedagógica dos discentes, identificando os conhecimentos necessários à construção do trabalho, a partir de problemas específicos relacionados à pesquisas na instituição, casos em empresas parceiras ou estudos de autores renomados.
Diante desse cenário, a empresa JLMP Engenharia foi contratada para utilizar parte da grande quantidade de sucata de alumínio de uma empresa mineradora e metalúrgica do ramo de produção de alumínio para produzir os rebites utilizados por suas ferrovias internas, visando diminuir os custos com as manutenções destas vias e diversificar o reaproveitamento da sucata que alguns setores de suas instalações geram.
O contratante solicitou de nossa empresa projetar e fabricar juntas rebitadas utilizando alumínio reciclado, que resistam a uma solicitação de tração de 30 KN, seguindo alguns requisitos determinados pelo cliente:
O contratante solicitou de nossa empresa projetar e fabricar juntas rebitadas utilizando alumínio reciclado, que resistam a uma solicitação de tração de 30 KN, seguindo alguns requisitos determinados pelo cliente:
- As juntas devem ter uma largura máxima de 50 mm;
- A definição da quantidade, da disposição e do diâmetro dos rebites fica a critério da contratada;
- Deve ser definido o processo de fundição mais adequado para a fabricação dos rebites;
- Deverão ser entregues em datas definidas no plano de trabalho, o projeto da junta e da fundição dos rebites, sendo que cada um destes projetos deverá conter memorial de cálculo, modelo CAD 3D e desenhos mecânicos;
- Deverão ser entregues, no mínimo, dois rebites fundidos acompanhados de um Relatório de Análise de Qualidade contemplando inspeção dimensional, visual e de análise macrográfica;
- Uma amostra da junta projetada, utilizando tiras de aço carbono de espessura e largura a serem definidas pela contratada, deverá ser testada em uma máquina universal de ensaios para verificar se ela resiste a uma solicitação de 30 kN.
O departamento de Projetos da empresa JLMP é composto pelos engenheiros: Jonathan Oliveira Martins, Leonardo Gonçalves Mendes, Luan Victor Santana Santos Lima, Marina Ferrari de Sena, Pedro Jorge Carvalho Caribé.
Imagem 1: Responsáveis pelo departamento de projetos
Fonte: Própria Equipe
Da esquerda para direita: Jonathan Martins, Pedro Caribé, Marina Ferrari, Leonardo Mendes, Luan Santos.
Da esquerda para direita: Jonathan Martins, Pedro Caribé, Marina Ferrari, Leonardo Mendes, Luan Santos.
O blog será atualizado semanalmente comentando passo a passo o desenvolvimento do projeto.
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